Educadora, consultora e formadora, Georgina Angélica criou o método Educar com Amor e Consciência, baseado em quatro pilares — consciência, comunicação, organização e liderança — e aplicado em escolas, famílias e equipas em Portugal, Cabo Verde, Angola e outros territórios. Com experiências em Inglaterra e Angola, é a partir de Portugal, onde reside, que continua a construir pontes com África, fonte de desafios e inspirações. Desde 2023, dá voz a novas narrativas através de O Tal Podcast, co-criado com Paula Cardoso e Yuri Lopes Pereira e difundido pelo Expresso. Semanalmente, o programa promove conversas autênticas sobre identidade, cultura afrodescendência, arte e afectos. Entre a educação e os microfones, mantém a convicção: cuidar de quem educa é cuidar do futuro.


Quando pensa nas suas origens, que momentos acenderam a vontade de dedicar a vida à educação?
Ao pensar nas minhas origens cabo-verdianas, recordo-me de ter crescido rodeada por mulheres profundamente cuidadoras — mães, avós, tias — que davam tudo de si aos outros, mas que raramente se colocavam como prioridade nas suas próprias vidas. Foi a partir dessa observação que nasceu a minha primeira inquietação: quem cuida, também precisa de ser cuidado. Com o tempo, percebi que eu própria repetia esse padrão. E foi esse reconhecimento — esse espelho — que acendeu em mim a vontade de olhar para a educação não só como uma prática voltada para a criança, mas como um espaço de transformação para quem educa. Trabalhei em creches em Inglaterra e, mais tarde, na Escola Internacional de Luanda. Em ambos os contextos, deparei-me com profissionais exaustas, muitas vezes emocionalmente esgotadas. Foi aí que percebi, com clareza, que cuidar de quem educa é cuidar da infância.

Em mais de 20 anos de carreira, qual foi a transformação mais visível que acompanhou nas crianças?
Ao longo dos anos, vi crianças que inicialmente expressavam agressividade, medo ou retraimento florescerem quando lhes era oferecido um espaço de escuta, respeito e presença. Recordo-me de uma criança que, durante semanas, evitava qualquer contacto visual e recusava participar nas actividades em grupo. Ao invés de forçar a integração, criei rotinas de presença silenciosa, respeitando o seu ritmo. Com o tempo, ela começou a aproximar-se espontaneamente — primeiro com o olhar, depois com pequenos gestos, até se sentir confortável para brincar, comunicar e fazer parte. Estas mudanças não acontecem de um dia para o outro. São processos que exigem consistência, empatia e atenção verdadeira. O que aprendi — e continuo a aprender — é que quando cuidamos do ambiente emocional e relacional, as crianças mostram-nos quem são e do que precisam para crescer.

Para Georgina Angélica, o “sinto que melhorou” é apenas o início. Os resultados do seu método medem-se nas relações mais saudáveis entre adultos e crianças, na participação activa, na redução de conflitos e no bem-estar das equipas. Vê também famílias mais envolvidas, profissionais com maior equilíbrio emocional e crianças mais autónomas e confiantes. Porque cuidar de quem educa traduz-se sempre em ambientes mais equilibrados.

Como garante que o método se adapta a diferentes contextos culturais, de Lisboa a Luanda ou à Praia?
A adaptabilidade faz parte do próprio ADN do método Amor e Consciência. Os quatro pilares — consciência, comunicação, organização e liderança — são universais, mas a forma como se manifestam depende sempre da escuta profunda de cada realidade. Antes de propor qualquer intervenção, observo e ouço com atenção: como se comunica nesta comunidade? Que práticas já existem e funcionam bem? Que desafios específicos enfrentam estas famílias, estas crianças e esta equipa? Só depois é que o método é implementado, de forma sensível ao contexto e sempre em diálogo com quem está no terreno. Por exemplo, o que funciona numa escola urbana em Lisboa pode não fazer sentido numa creche comunitária na Praia. Mas o que é comum a todas é o desejo de cuidar melhor — das crianças, das famílias e de quem educa. É a partir desse desejo comum que construímos pontes e adaptamos estratégias, sempre com respeito pelas culturas, pelos saberes locais e pela identidade de cada comunidade.

Quando forma equipas, que resistência encontra mais vezes e que argumento abre portas?
A resistência mais frequente é a crença de que não há tempo para cuidar de quem educa. Muitos profissionais estão tão absorvidos pelas exigências do dia-a-dia que consideram o autocuidado uma prioridade impossível — ou até um luxo. Há também quem olhe com desconfiança para abordagens mais humanas ou emocionais, como se fossem incompatíveis com a eficácia. O que costumo trazer, antes de tudo, é empatia: reconheço a exaustão, o cansaço acumulado e a falta de reconhecimento que tantos educadores enfrentam. E, a partir daí, apresento dados e experiências que demonstram o contrário: quando cuidamos de quem educa, tudo melhora — o ambiente, o comportamento das crianças, a relação com as famílias, a motivação da equipa. O argumento que mais abre portas é simples, mas poderoso: não se trata de fazer mais, mas de fazer com mais consciência. E isso não exige mais tempo — exige apenas um novo olhar.

Que projectos gostaria de ver nascer também em Moçambique que pudessem beneficiar directamente as crianças e educadores?
Embora ainda não tenha tido a oportunidade de trabalhar directamente com educadores e instituições em Moçambique, acompanho com atenção o que vai sendo feito no campo da educação na infância, e reconheço o enorme potencial humano e cultural do país. Gostaria muito de ver nascer, em Moçambique e noutros contextos africanos, iniciativas que valorizem o bem-estar de quem educa, oferecendo não só formação contínua, mas também espaços de escuta, cuidado e reconhecimento do trabalho pedagógico como uma prática transformadora. Naturalmente, o meu desejo é levar o método Educar com Amor e Consciência a mais territórios africanos, incluindo Moçambique, sempre com uma abordagem que parte da escuta e do respeito pelas realidades locais. Acredito que, através do diálogo com profissionais moçambicanos e parceiros locais, seria possível adaptar o método às necessidades específicas do país e co-criar projectos verdadeiramente relevantes e sustentáveis. Educar com Amor e Consciência é uma proposta que não chega com respostas, mas com perguntas, disponibilidade e presença — e acredito que Moçambique poderá ser um terreno fértil para esse encontro.

Quando olha para o continente, Georgina Angélica vê práticas inspiradoras que colocam a criança no centro como ser comunitário e cultural. Na África do Sul, os currículos integram histórias orais, cantigas e línguas locais; no Gana, a tradição de contar histórias alimenta a alfabetização e o vínculo entre gerações; no Quénia e na Tanzânia, o saber dos Maasai entra nas salas de aula. Para ela, a excelência africana nasce dessa reconexão com raízes ancestrais — um caminho onde também deseja ver crescer o seu método Educar com Amor e Consciência.

Como envolver as famílias em bairros com poucos recursos, sem culpabilizar quem já está exausto?
A primeira condição para envolver famílias em contextos de maior vulnerabilidade é reconhecer a sua realidade com respeito e sem julgamentos. Muitos pais e cuidadores vivem sob enorme pressão: jornadas de trabalho longas, dificuldades financeiras, falta de apoio institucional e, por vezes, traumas acumulados. Culpabilizar essas famílias é não só injusto, como ineficaz. Sempre que trabalho com comunidades em contextos de maior escassez, parto da escuta: O que estas famílias já fazem? Que redes de apoio informal existem? Que saberes e experiências podem ser valorizados? Muitas vezes, há um cuidado profundo — mesmo que silencioso — que precisa apenas de ser legitimado e reconhecido. As estratégias mais eficazes são sempre as que partem da proximidade e da simplicidade. Encontros curtos, em horários acessíveis. Linguagem clara, afectiva e não académica. Actividades que acolham também as crianças, para que a participação não exija mais esforço logístico. E sobretudo, uma abordagem que reforce esta ideia: não estamos aqui para ensinar nada às famílias, mas para construir em conjunto.
O Tal Podcast nasceu da inquietação partilhada por Georgina Angélica e Paula Cardoso: a ausência de conversas profundas e representativas sobre identidade e cultura afrodescendente nos media portugueses. Com a entrada de Yuri Lopes Pereira, o projecto ganhou corpo e tornou-se um espaço de escuta afectiva e de novas narrativas. Para Georgina, é também uma extensão da sua missão educativa: educar através da palavra, dar visibilidade a vozes silenciadas e cuidar pela escuta.

Já sente que O Tal Podcast está a preencher um espaço que faltava nos media portugueses em relação à cultura afrodescendente?
Sim, sinto com convicção que O Tal Podcast veio ocupar um espaço que, durante demasiado tempo, esteve vazio. Ao abrir espaço para que pessoas afrodescendentes possam falar por si, sem guião, com liberdade e profundidade, estamos não só a dar visibilidade, mas a legitimar formas de estar, pensar e sentir que foram historicamente marginalizadas. E isso tem um impacto educativo poderoso — porque amplia as referências, combate o silenciamento e contribui para a construção de uma sociedade mais plural. O podcast não pretende ser a única resposta, mas é certamente uma peça fundamental num movimento mais amplo. E para mim, enquanto educadora, é um privilégio participar nesta construção colectiva, onde a palavra é usada para cuidar, inspirar e transformar. 
Se tivesse apenas dez minutos com um ministro da Educação africano, Georgina Angélica não hesitaria: pediria que se cuidasse melhor de quem educa, que os currículos dessem voz à cultura local e que as famílias encontrassem nas comunidades o apoio de que precisam. Porque, acredita, investir na primeira infância é investir no futuro.

Onde a veremos a trabalhar, em África, nos próximos dois anos?
Nos próximos dois anos, espero ver o método Educar com Amor e Consciência a chegar a mais contextos africanos, através de parcerias com escolas, creches, organizações sociais e empresas que partilhem da visão de uma educação mais humana, enraizada e consciente. Moçambique está no centro desse desejo. Tenho vindo a estabelecer contactos, a escutar o contexto e a preparar o terreno com responsabilidade e respeito. Acredito que há um enorme potencial para criar pontes entre o que já existe no país e as ferramentas que tenho desenvolvido ao longo dos anos. Embora cada passo seja dado com cautela e em diálogo com os parceiros locais, posso dizer com confiança que me vejo a colaborar activamente em Moçambique, Cabo Verde e Angola — países com os quais mantenho laços afectivos e profissionais profundos. Mais do que “levar” um projecto, o meu propósito é construir com. Ouvir, adaptar, e contribuir com práticas que valorizem quem educa e fortaleçam as comunidades desde a primeira infância.